Muitos sonham com o dia de se aposentar enquanto estão trabalhando, outros nem contam com a possibilidade de parar de trabalhar, quer seja por necessidades financeiras ou por ainda querer estar ligado à sua profissão. O fato é que nada é para sempre e essa máxima também se refere à vida profissional, principalmente, àqueles que trabalham em organizações, ligados a algum regime de trabalho.
A origem da palavra aposentadoria vem do latim pausare, que significa “parar”, “descansar”. Há algumas definições que remetem aos aposentos de uma casa, mais especificamente ao quarto.
Mas aposentadoria não significa pendurar as chuteiras e ficar nos aposentos, parado, sem fazer nada, esperando o tempo passar. Muitas pessoas não se preparam para este dia, que sonhado ou não, sempre chega.
Este artigo é para você que por algum motivo decidiu parar por alguns minutos e saber o que tenho para te contar sobre o tema que chamou a sua atenção. Eu não sei qual é esse motivo, mas tenho certeza que você sabe!
Aqui vão cinco desafios necessários que você deve começar a pensar e se preparar para o grande dia da aposentadoria:
1. Explore suas competências
Durante sua vida profissional você escuta muito sobre a necessidade de ter competências para crescer dentro das empresas. Certamente você suou muito para aplicar com excelência essas competências que você adquiriu, assim como aprendeu a desenvolver aquelas que te faltavam para chegar aonde chegou (ou está caminhando para chegar). Combine as competências com suas forças de caráter e comece a pensar onde você pode aproveitar essa junção para ajudar os outros com toda sua experiência, e ainda ser remunerado por isso.
2. Planeje suas finanças
Ter dinheiro lá na frente só será possível se você planejar o quanto antes. Sabe aquela máxima de guardar um percentual dos seus rendimentos, independente do valor? Pois bem, ela não é em vão. Salvo se você tiver a sorte de ganhar um prêmio na loteria, caso contrário, é melhor você pensar numa forma de poupar dinheiro. Planejar o futuro também é uma forma de viver o presente intensamente, e com sabedoria. Afinal, você ainda tem muita coisa para realizar, e isso poderá requerer alguns recursos financeiros.
3. Tenha o hábito de fazer sua lista de desejos
É o momento de sonhar. Relacione tudo aquilo que você adia por outros compromissos. Esta lista deve ser vista e revista constantemente. Atualize sempre que algum desejo for cumprido ou quando algo novo surgir na sua mente, ou melhor, no seu coração. Sim, porque esta lista deve ser escrita com o que vem de dentro, do seu eu mais profundo.
4. Movimente-se sempre
O corpo tem biomecânica para se movimentar, ou seja, movimento é vida e, por isso, devemos evitar o sedentarismo. Escolha as atividades físicas que te dão prazer e faça acontecer de forma regular. Ter uma vida saudável e um rendimento físico aprimorado é sua responsabilidade. Essa prática deve ser diária e explorada com novas experiências.
5. Confie em você
Estar preparado para as mudanças e buscar constantemente o desenvolvimento pessoal e profissional é requisito fundamental para o sucesso. Aprenda a desafiar-se sempre, você irá se surpreender com os resultados e irá ver que você pode muito mais. Basta querer, planejar e agir.
Se você gostou do tema e quiser mais detalhes, entre em contato comigo, terei o maior prazer em ajudá-lo.
Você também pode me seguir no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as minhas novidades, Espero por você!